ponteiro

Free W Black Chancery MySpace Cursors at www.totallyfreecursors.com

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

MEDITAÇÃO DIÁRIA de 21 à 27 de Janeiro de 2013

Segunda - 21
Terça - 22
Quarta - 23
Quinta - 24
Sexta - 25
Sábado - 26
Domingo - 27
______________________________________________________________________

21 de janeiro - Segunda


O DEVER DO MORDOMO


O que contribui, [faça-o] com liberalidade. Romanos 12:8

A liberalidade é um dever que de modo algum pode ser negligenciado. [...] É com o objetivo de cultivar em nós um Espírito de bondade que o Senhor pede nossos donativos e ofertas. Ele não depende dos homens para obter recursos para manter Sua casa. Ele declara, por intermédio do profeta: “Pois são Meus todos os animais do bosque e as alimárias aos milhares sobre as montanhas” (Sl 50:10). [...]

Deus poderia ter feito dos anjos os embaixadores de Sua verdade; poderia tornar conhecida Sua vontade, assim como do Sinai proclamara a lei, com Sua própria voz; mas escolheu empregar homens e mulheres para fazer esse trabalho. E é somente quando cumprimos o propósito divino em nossa criação que a vida pode ser uma bênção para nós. Todas as riquezas confiadas ao homem se mostrarão ser apenas uma maldição, a menos que ele as empregue para ajudar em suas necessidades diárias, socorrer os necessitados ao seu redor e glorificar a Deus fazendo avançar Sua causa na Terra.

A Majestade do Céu entregou Seu alto comando, a glória que partilhava com o Pai e até mesmo Sua própria vida para nos salvar. E agora, o que faremos por Ele? Deus proíbe que Seus professos filhos vivam para si mesmos! [...] O primeiro e o melhor de tudo por direito Lhe pertencem. […] É nesta vida que Ele requer que todos os nossos talentos sejam postos a render. [...]

Não devemos considerar o dízimo como o limite da nossa liberalidade. Dos judeus era requerido que trouxessem a Deus numerosas ofertas juntamente com o dízimo; e não deveremos nós, que desfrutamos das bênçãos do evangelho, fazer o mesmo para sustentar a causa de Deus, como fizeram os que viveram na passada e menos favorecida dispensação? Como a obra para este tempo está se expandindo na Terra, os pedidos de ajuda têm aumentado constantemente. [...]

Apenas quando desejarmos que o Pai infinito deixe de nos conceder Suas bênçãos devemos nós impacientemente exclamar: Não há fim para o doar?! Não devemos apenas devolver fielmente a Deus nossos dízimos, que Ele reivindica como Seus, mas também devemos trazer à Sua tesouraria um tributo como oferta de gratidão. Com coração alegre, levemos ao nosso Criador as primícias de toda a Sua liberalidade – as nossas posses de alta qualidade, nosso melhor e mais santo serviço (Review and Herald, 9 de fevereiro de 1886).

______________________________________________________________________

22 de janeiro - Terça


TESOUROS NO CÉU


Ajuntai para vós outros tesouros no Céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. Mateus 6:20, 21

Que comerei, que beberei e com que me vestirei? São essas as perguntas que estão ocupando a mente das pessoas enquanto a eternidade é omitida de suas cogitações. Há muitos que não olham para o Senhor Jesus Cristo como a única esperança do mundo. […] Aqueles por quem Ele morreu estão absorvidos em prover a si mesmos de bens materiais que não são necessários. Ao mesmo tempo, negligenciam o preparo do caráter que os habilite a morar nas mansões que Ele adquiriu para eles por preço infinito. [...]

Quando assuntos temporais absorvem a mente e prendem a atenção, toda a energia do ser é utilizada no serviço do homem, e os seres humanos consideram a adoração devida a Deus como algo sem importância. Os interesses religiosos ficam subordinados ao mundo. Mas Jesus, que pagou o resgate pela humanidade, requer que os seres humanos submetam os interesses temporais aos interesses celestiais.
Ele quer que deixem de acumular tesouros terrestres, de gastar dinheiro em coisas supérfluas e de se cercar de todas essas coisas de que eles não precisam. [...]

Se decidirmos ajuntar tesouros no Céu, nosso caráter será moldado à semelhança de Cristo. O mundo verá que nossas esperanças e planos estão relacionados com o avanço da verdade e a salvação de pessoas que perecem. [...]

Ao guardar o tesouro no Céu, nós nos colocamos em viva conexão com Deus, O qual é o dono de todos os tesouros da Terra e supre todas as bênçãos temporais que são essenciais à vida. Cada pessoa pode conseguir a herança eterna. [...] É a mais alta sabedoria viver dessa forma para assegurar a vida eterna. Isso pode ser feito vivendo no mundo não para nós mesmos, mas vivendo para Deus; transferindo os bens para um mundo no qual jamais perecerão. Ao utilizarmos nossos bens para o avanço da causa de Deus, nossas instáveis riquezas são depositadas em um banco que não falha. Todo sacrifício feito com o propósito de abençoar outros, toda posse de recursos para o serviço de Deus acaba se tornando um tesouro depositado no Céu (Review and Herald, 7 de abril de 1896).

______________________________________________________________________

23 de janeiro - Quarta


UMA NOVA MENTE


Dar-vos-ei coração novo. Ezequiel 36:26

Na Bíblia, a vontade de Deus está revelada. Através de todos os tempos, esse Livro permanecerá como uma revelação de Jeová. A seres humanos foram confiados os oráculos divinos, para serem o poder de Deus. As verdades da Palavra de Deus não são expressões de mero sentimento, mas os pronunciamentos do Altíssimo. Aquele que faz dessas verdades uma parte de sua vida, torna-se em todos os sentidos uma nova criatura. Não lhe serão concedidos novos poderes mentais, mas serão removidas as trevas que, por causa da ignorância e do pecado, obscureceram o entendimento.

As palavras “um novo coração também Eu vos darei” significam “uma nova mente vos darei”. A mudança do coração é sempre acompanhada por uma clara convicção do dever cristão; uma compreensão da verdade. A clareza de nossa intuição da verdade será proporcional à nossa compreensão da Palavra de Deus. Aquele que der às Escrituras uma atenção cuidadosa, acompanhada de oração, alcançará compreensão clara e são juízo, como se, volvendo-se para Deus, tivesse alcançado um grau mais alto de inteligência.

Considerada e estudada como deve ser, a Palavra de Deus comunicará luz e conhecimento. Sua leitura fortalecerá o intelecto. Pelo contato com as verdades mais puras e mais sublimes, a mente se ampliará e o gosto se refinará.

Dependemos da Bíblia para o conhecimento da história do início do nosso mundo, da criação do ser humano e da queda deste. Retirem a Palavra de Deus e o que podemos esperar, senão ser deixados às fábulas e conjecturas, e àquele enfraquecimento do intelecto que é o resultado certo de acolhermos o erro.

Necessitamos da história autêntica da origem da Terra, da queda de Lúcifer e da introdução do pecado em nosso mundo. Sem a Bíblia, seríamos confundidos pelas falsas teorias.

A mente estaria sujeita à tirania da superstição e da falsidade. [...] Onde quer que estejam, podem os cristãos manter comunhão com Deus. E podem ter prazer no conhecimento da ciência santificada. [...]

Apeguem-se às palavras: “Está escrito.” Expulsem da mente as teorias perigosas, atrevidas que, se acolhidas, manterão a mente em cativeiro, de maneira que a pessoa não se tornará nova criatura em Cristo (Review and Herald, 10 de novembro de 1904).

______________________________________________________________________

24 de janeiro - Quinta


A ORAÇÃO PERSEVERANTE


Já é tempo, Senhor, para intervires, pois a Tua lei está sendo violada. Salmo 119:126

O Senhor virá em breve. Impiedade e rebelião, violência e crime espalham-se por todo o mundo. Os clamores dos que sofrem e dos oprimidos sobem a Deus, pedindo justiça. Em vez de serem abrandados pela paciência e benignidade de Deus, os ímpios se fortalecem em obstinada rebelião. O tempo em que vivemos é de grande depravação. É desprezada a restrição religiosa, e os homens rejeitam a lei de Deus como indigna de atenção. Essa santa Lei é sujeita a um desdém nunca visto.

Um momento de demora nos foi graciosamente concedido por Deus. Todas as capacidades que o Céu nos empresta devem ser usadas para fazer a obra que nos foi designada pelo Senhor, em favor dos que perecem na ignorância. A mensagem de advertência deve soar em todas as partes do mundo. Não deve haver demora. A verdade tem que ser proclamada nos recantos escuros da Terra. Os obstáculos têm que ser enfrentados e transpostos. Uma grande obra deve ser feita, e essa obra é confiada aos que conhecem a verdade para este tempo.

Agora é a ocasião de fazermos uso de nossa força. A oração de Davi deve ser a prece dos pastores e dos membros leigos: “Já é tempo, Senhor, para intervires, pois a Tua lei está sendo violada” (Sl 119:126). Chorem os servos “do Senhor, entre o alpendre e o altar”, clamando: “Poupa o Teu povo, ó Senhor, e não entregues a Tua herança ao opróbrio” (Jl 2:17). Deus sempre operou em favor da Sua verdade. Os desígnios dos ímpios, dos inimigos da igreja são sujeitos ao Seu poder e Sua soberana providência. Ele pode tocar o coração de estadistas; a ira dos que odeiam Sua verdade e Seu povo pode ser desviada, assim como as águas de um rio, se assim o ordenar.

A oração move o braço da Onipotência. Aquele que comanda as estrelas na sua órbita nos céus, e cuja palavra controla as águas do grande abismo – o mesmo Criador infinito atuará em favor do Seu povo, se O invocarem com fé. Ele restringirá todas as forças das trevas até que tenha sido dada a advertência ao mundo, e todos os que lhe deem atenção estejam preparados para a vinda dEle (Review and Herald, 14 de dezembro de 1905).

______________________________________________________________________

25 de janeiro - Sexta


NOSSA LUZ


Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra e luz para os meus caminhos. Salmo 119:105

Tenho uma decisiva mensagem do Senhor para o povo que professa crer nas verdades para este tempo. [...]

A Bíblia é a voz de Deus ao Seu povo. Ao estudarmos os oráculos vivos, devemos nos lembrar de que Deus, por meio de Sua Palavra, está falando ao Seu povo. Devemos fazer dessa Palavra nosso conselheiro. [...] Se reconhecêssemos a importância de examinar as Escrituras, quanto mais diligentemente as haveríamos de estudar! [...] As Escrituras devem ser lidas e estudadas como uma segura evidência da vontade de Deus para nós.

A Bíblia deve ser estudada com especial interesse, pois contém as informações mais valiosas que seres finitos podem obter e mostram a maneira de nos prepararmos para a vinda do Filho do homem nas nuvens do Céu, levando-nos a abandonar o pecado e nos revestindo das vestes brancas do caráter que nos darão entrada às mansões as quais Cristo disse aos Seus discípulos que estava indo preparar para eles. [...]

Se não recebermos a Palavra de Deus como alimento para nosso ser, perderemos o mais valioso tesouro preparado para homens e mulheres, pois a Palavra é uma mensagem para cada pessoa. [...] Se obedecida, proporciona vida e vigor espiritual. A pura corrente espiritual que entra na vida, por meio de uma viva experiência, traz vida eterna para aquele que a recebe.

A Palavra de Deus é nossa luz. É a mensagem de Cristo à Sua herança, que foi comprada pelo preço do Seu sangue. Foi escrita para ser nosso guia e, se fizermos dessa Palavra nosso conselheiro, jamais andaremos por caminhos estranhos. [...]

A vida espiritual é edificada pelo alimento fornecido à mente; e se comemos do alimento provido pela Palavra de Deus, saúde mental e espiritual será o resultado.

Todos nós estamos decidindo nosso destino eterno, e depende inteiramente de nós ganharmos ou não a vida eterna. Viveremos em conformidade com as lições dadas na Palavra de Deus, o grande livro de Cristo? Ela é o livro mais grandioso e, no entanto, o mais organizado de forma simples e mais facilmente compreendido já preparado para os seres humanos. É o único livro que preparará homens e mulheres para a vida que se mede pela vida de Deus (Review and Herald, 22 de março de 1906).

______________________________________________________________________

26 de janeiro - Sábado


A PALAVRA NA FORMA HUMANA


Ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas. Mateus 7:29

Envolto nas vestes da humanidade, o Filho de Deus desceu ao nível daqueles que Ele desejava salvar. NEle não havia dolo ou pecaminosidade, iniquidade; Ele era o mais puro e imaculado; no entanto, tomou sobre Si nossa natureza pecaminosa. Revestindo Sua divindade com a humanidade para que pudesse Se comunicar com os seres humanos caídos, Ele veio resgatar para a humanidade o que, pela desobediência, Adão havia perdido para si mesmo e para o mundo. Por meio de Seu próprio caráter, Jesus manifestou ao mundo o caráter de Deus; não procurou agradar a Si mesmo, mas andou fazendo o bem. Toda a história dEle, por mais de trinta anos, foi de pura e desinteressada benevolência.

Podemos nós nos admirar de que as pessoas estivessem maravilhadas com Seus ensinos? “Ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas” (Mt 7:29). A doutrina dos escribas e fariseus era uma contínua repetição de fábulas e tradições infantis. Suas opiniões e cerimoniais repousavam na autoridade das antigas máximas e ditos rabínicos, frívolos e inúteis. Cristo não Se detinha nos comentários fracos e insípidos e nas teorias humanas. Como alguém que possui autoridade superior, Ele Se dirigia aos Seus ouvintes apresentando diante deles os mais importantes assuntos; e Seus apelos comunicavam convicção ao coração. A opinião de todos, expressa por muitos que não conseguiam ficar em silêncio, era: “Jamais alguém falou como este homem” (Jo 7:46).

A Bíblia ensina a completa vontade de Deus para nós. [...] Os ensinos dessa Palavra são exatamente aquilo de que necessitamos em todas as circunstâncias nas quais possamos ser colocados. Ela é a suficiente regra de fé e prática, pois é a voz de Deus falando ao ser humano, dando aos membros da Sua família instruções para guardarem o coração com todo o empenho. Se a Palavra for estudada, não meramente lida, mas estudada, ela nos fornece uma provisão de conhecimento que nos capacita a desenvolver cada dom concedido por Deus. [...]

Todos os que se dirigirem à Palavra de Deus em busca de orientação, com espírito humilde e indagador, decididos a conhecer as condições da salvação, compreenderão o que dizem as Escrituras. [...]

Precisamos humilhar o coração e examinar a Palavra da Vida com sinceridade e reverência, pois só a mente que é humilde e contrita pode ver a luz. [...] O Senhor fala ao coração que se humilha diante dEle (Review and Herald, 22 de agosto de 1907).

______________________________________________________________________

27 de janeiro - Domingo


A IMPORTÂNCIA DA BÍBLIA


Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2:15

A Bíblia contém um singelo e completo sistema de teologia e filosofia. É o livro que nos torna sábios para a salvação. Ela nos conta como podemos chegar às moradas de perene felicidade. Fala-nos do amor de Deus, segundo é revelado no plano da redenção, transmitindo o conhecimento essencial a todos – o conhecimento de Cristo. Ele é o Enviado de Deus; Ele é o Autor da nossa salvação. Sem a Palavra de Deus não poderíamos ter, porém, o conhecimento de que tal ser como o Senhor Jesus já visitou nosso mundo, nem algum conhecimento de Sua divindade, segundo é indicado por Sua existência anterior junto com o Pai.

A Bíblia não foi escrita só para eruditos; pelo contrário, destinava-se ao povo em geral. As grandes verdades necessárias à nossa salvação são tornadas tão claras como o meio-dia, e ninguém errará e perderá o caminho, exceto os que seguem o próprio critério em lugar da claramente revelada vontade de Deus.

A Palavra de Deus combate todo mau traço de caráter, moldando o homem inteiro, interna e externamente, rebaixando o seu orgulho e presunção e levando-o a introduzir o espírito de Cristo nos menores bem como nos maiores deveres da vida. Ela o ensina a ser inabalável em sua lealdade à justiça e pureza, e, ao mesmo tempo, a ser sempre bondoso e compassivo.

O apreço pela Bíblia aumenta com o seu estudo. Para onde quer que se volver, o estudante achará exposta a infinita sabedoria e o amor de Deus. Para aquele que realmente está convertido, a Palavra de Deus é a alegria e o consolo da vida. O Espírito de Deus lhe fala, e seu coração torna-se como um jardim regado. [...]

Conhecimento algum é tão firme, tão coerente, de tão vasto alcance, como o obtido do estudo da Palavra de Deus. Se não existisse no vasto mundo outro livro, a Palavra de Deus, posta em prática pela graça de Cristo, por si só tornaria perfeito o homem neste mundo, com um caráter habilitado para a vida futura, imortal. Os que estudam a Palavra, tomando-a, pela fé, como a verdade, e assimilando-a no caráter, serão completos nAquele que é tudo em todos. Graças a Deus pelas possibilidades apresentadas aos seres humanos! (Review and Herald, 11 de junho de 1908).

Nenhum comentário:

Postar um comentário