ponteiro

Free W Black Chancery MySpace Cursors at www.totallyfreecursors.com

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

LINDA POESIA DE MÁRIO BARRETO FRANÇA - BOA NOITE









BOA NOITE
Mário Barreto França



Foi numa noite triste - uma noite chuvosa

-Que a notícia chegou, soturna e dolorosa,

À casa do Pastor:- "No centro da cidade,

Houve umgrande desastre: uma fatalidade!

Um ônibus chocou-se a um bonde e desse choque

Saiu muito ferido o Reverendo Roque...
E de lá do hospital lhes mandava um apelo:
Para irem visitá-lo, irem depressa vê-lo,
Pois talvez não tornasse a ver a luz do dia..

." Que notícia infeliz! Que noite amarga e fria!...Quatro filhos e a esposa ergueram-se da mesa,

Movidos pela dor da trágica surpresa,



E saíram correndo em busca do hospital.
Entraram no seu quarto; o pastor fez sinal

Para chegarem perto; e a cada qual falava
Com o terno olhar de quem a todos venerava.

Dirigiu-se primeiro à esposa muito querida:

- "Companheira fiel de toda minha vida,
Juntos temos andado e pela mesma causa
Trabalhamos com fé, sem um dia de pausa...

Hoje, como no dia em que te desposei,

És a mesma mulher e amiga a quem amei
E amo com o mesmo ardor dos meus vinte e dois anos,

Como haverei de amar nos celestes arcanos...

Boa noite, esposa amada! Outra vez nos veremos
Quando juntos, no céu, ao Senhor louvaremos."



- "E a ti, Maria, que és minha primeira filha

E foste o meu prazer, seguindo a mesma trilha,

Boa noite, filha! Agora em paz com Cristo vai;

E não te esqueças mais do meu amor de pai!"...



.- Boa noite, meu Guilherme! Ó filho dedicado,


Tua vida de fé em nosso lar sagrado

Foi o mais belo exemplo, a melhor recompensa
Que Deus me concedeu à luz de minha crença;

Continua a crescer nas virtudes cristãs

E sê o protetor de tua mãe e irmãs!" 



"Célia, filha extremosa e cândida, boa noite!


Foste uma luz na treva, um bálsamo no açoite

Da ingratidão do mundo... Ah! me recordo agora
Daquele instante bom, daquela ótima hora

Em que rendeste a Deus tua alma arrependida,

Deixando-a ao Seu dispor pelo resto da vida...
Mais uma vez: boa noite, ó filha dedicada!



Que o Senhor te conserve em sua obra sagrada!"...





Carlos - terceiro filho - olhou o pai, sentido,

Porquanto à irmã mais moça o havia preferido..

.E o motivo lhe vinha inexoravelmente

Ao triste coração, à alma convalescente:

Fora, há tempo passado, um bom servo da Seara


E ao lado de seu pai ativo trabalhara...

Mas, companheiros maus e a péssima influência
De colegas sem brio, arparam-lhe a consciência,

Fazendo-o recuar, na batalha do amor

E apostatar da fé em Deus, nosso Senhor.
 Chegou mais perto e ouviu o pai, triste, dizer:

- "Adeus, Carlos! Adeus! Fugiste ao teu dever!...
Eu quisera poder falar-te as mesmas cousas

Que disse à tua mãe e irmãos... 



Porém, nem ousas

Encarar-me... Esquecestes os bons conselhos meus...
Porém eu te amo ainda!.. Adeus, Carlos! Adeus!"...



Carlos, caindo aos pés do leito, soluçando,

Perguntou: - "Pai, por que aos outros, osculando,

Você disse: 'Boa noite'! e a mim só disse: 'Adeus'?

- "É que aos outros, meu filho, espero-os lá nos céus,
Para entoarmos a Deus, por nossa salvação,

O cântico eternal da nossa gratidão!"

- "Meu pai! (Carlos confessa em lágrimas de joelhos)
Eu prometo a Jesus seguir os seus conselhos!

Eu já me arrependi! Eu lhe falo a verdade!

Vou dedicar a Deus a minha mocidade,
Servi-lO para sempre!..."

- "Assim sendo, meu filho

,Posso agora dizer, sem nenhum empecilho:
- "Boa noite, filho meu!"...E, tendo dito isto,

Suavemente expirou... e descansou em Cristo.



Ó tu que andas gastando a tua mocidade


Nas orgias do mundo ou na incredulidade;

Tu que buscas na Ciência ou na Filosofia
Explicação para alma ou pra matéria fria;

Tu que não crês em Deus ou na vida futura;

Tu que vives sofrendo ao peso da amargura;
Ou tu que já seguiste o caminho da cruz

E hoje negas, sem fé, o nome de Jesus;

Pára! Volta! Que a morte horrenda e traiçoeira
Pode cortar-te ao meio a alígera carreira

Para o desconhecido!... Então, o Eterno Deus

Apenas te dirá: - "Ó filho ingrato, adeus!
"Porém se, arrependido e em lágrimas, voltares

Ao aprisco de Deus, ao regaço dos lares,

Ele então te dirá, cheio de paz e amor:
- "Boa noite! Entra, afinal, no gozo do Senhor!"

Para quem desejar fazer o download, segue o link.


Um comentário:

  1. Minha mãe sempre recitava essa poesia, porém, com a idade ela está esquecendo. Foi muito bom encontrá-la aqui. Vou dar a ela de presente pra ela relembrar.

    ResponderExcluir