ponteiro

Free W Black Chancery MySpace Cursors at www.totallyfreecursors.com

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

MEDITAÇÃO DIÁRIA 07 a 13 de fevereiro

Segunda - 7
Terça - 8
Quarta - 9
Quinta - 10
Sexta - 11
Sábado - 12
Domingo - 13


________________________________________________________________________

7 de fevereiro Segunda


O SABOR DA FOFOCA



Boatos e “fofocas” são o prato preferido de muita gente. Certas pessoas sempre querem um pouco mais, estão sempre com fome. Provérbios 26:22, A Bíblia Viva

Você já deve ter escutado a história do pastor que tinha em sua igreja duas irmãs fofoqueiras. Um dia, elas viram o carro dele estacionado na frente de um bar, e começaram a espalhar pela igreja que o pastor tinha problemas com bebida.


Sem que o pastor soubesse, a história se espalhou. Ao descobrir quem estava por trás do boato, o ministro deixou seu carro estacionado durante a noite em frente a casa daquelas irmãs.


Apesar de não concordarmos com a maneira original de o pastor lidar com o problema, sabemos dos males que a fofoca pode causar. Basta somar a uma situação inusitada, uma pessoa conhecida e importante, e pronto: temos elementos suficientes para a fofoca.


Na fofoca, procuramos desacreditar alguém ausente. Espalhamos notícias que fazem com que as pessoas pareçam más. Pode até ser verdade o que estamos dizendo, mas se estamos fazendo isso com a intenção de causar dano e diminuir outra pessoa, estamos incorrendo em erro, fazendo fofoca.


Às vezes, começamos dizendo: “É apenas uma preocupação, mas o que é que você acha de...?” Ou em tom de segredo: “Você soube? Não é mentira. Eu vi. Eu ouvi. Eu estava lá. É verdade mesmo!” E daí recitamos uma suculenta fofoca que vai render durante muito tempo, motivada por inveja, vingança, ou pelo desejo de nos fazer mais importantes do que a outra pessoa.


A fofoca pode ser altamente destrutiva no ambiente de trabalho. A pessoa alvo da fofoca passa a ser vista como indigna de confiança e fica fora da lista de promoções ou de serviços especiais. Cria-se, assim, um ambiente difícil, gerado pela fofoca. E quando a pessoa está decidida a fofocar mesmo, aumenta sua rede de contatos por meio do telefone e do e-mail.


O tecido das relações humanas deve ser entremeado de lealdade, transparência e franqueza. Se você notar que a conversa está rumando para a fofoca, mude de direção. Com tato, procure fazer com que a conversa volte ao nível da troca de informações e de ideias. Se você acha que durante o dia ultrapassou o limite, confesse a Deus sua falta por ter escutado e dado atenção à fofoca.


“Ó Deus, examina-me e conhece o meu coração! Prova-me e conhece os meus pensamentos. Vê se há em mim algum pecado e guia-me pelo caminho eterno” (Sl 139:23, 24, NTLH).


________________________________________________________________________

8 de fevereiro Terça


GIDEÃO, O HERÓI RELUTANTE


Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou Eu quem o está enviando? Juízes 6:14

Gideão foi interrompido por Deus quando cumpria fielmente suas tarefas, malhando trigo no tanque de prensar uvas que pertencia à sua família. Descobriu que o Senhor queria usá-lo para comandar a conquista dos midianitas. Surpreendeu-se com o chamado de Deus. Sua reação ao convite divino foi imediata: “Sou eu mesmo quem o Senhor está procurando? Será que não está enganado?” E continuou: “Meu clã é o menos importante da tribo e eu sou o menor de minha família.”


Gideão não estava seguro de si mesmo. Reagiu igualzinho a nós quando somos confrontados com um convite de Deus. Começamos a fazer perguntas com a intenção de escapar do compromisso. Elas se tornam uma quase desculpa para, em seguida, dizermos “não posso”, “não quero”. “Não vou, porque sou jovem”, “sou pobre”, “estou cansado”, “estou ocupado”, “tenho medo”, “não sei como fazer”, “não é meu ponto forte”.


Outras pessoas da Bíblia também tiveram reações semelhantes: Abraão: “Eu, pai de uma grande nação?” Moisés: “Como é que eu vou à presença de Faraó se não sei falar?” Maria: “Como vou ser mãe, se sou virgem?” O que faz desses homens e mulheres heróis? Sua habilidade natural, perícia, treino?


Gideão nunca tinha sonhado em ser líder militar, mas Deus tinha um plano para ele e sempre o lembrava: “A batalha é Minha. Você não precisa temer.” Depois de aceitar o convite, Gideão se surpreendeu com sua capacidade de convocação: conseguiu arregimentar em pouco tempo 32 mil soldados. Porém, Deus disse: “Gideão, você tem gente demais. Diga aos que estão com medo que podem voltar para casa.” Na triagem, 22 mil resolveram que não tinham coragem suficiente. Permaneceram 10 mil.


Deus Se aproximou novamente e disse: “Lembre-se: a batalha é Minha. Tem ainda muita gente.” Depois de um pequeno teste, finalmente ficou a tropa de elite: 300 homens. Deus deixou bem claro que seria na Sua força que eles lutariam. Com armas não convencionais e com a voz amplificada por Deus, alcançaram grande vitória.


Para que Deus o está chamando hoje? Quem sabe seja para sair de sua zona de conforto, ou para fazer alguma coisa além da sua índole natural... Onde você estiver, no seu tanque de uvas, na escola, no trabalho, Deus diz: “Eu sou maior do que seu medo. A batalha é Minha. Eu sou maior do que seus problemas.”


________________________________________________________________________

9 de fevereiro Quarta


TRABALHO EM EQUIPE


Rogo também por aqueles que crerão em Mim, por meio da mensagem deles, para que todos sejam um. João 17:20, 21

O Clube de Desbravadores é uma escola permanente para líderes e liderados. Nós ensinamos e eles também nos ensinam.


Há anos, falávamos dos camporis como encontro, reencontro, confraternização, mas pairava no ar um clima de competição: padrão A, B, C, etc. O tempo foi nos ensinando a chegar cada vez mais perto do objetivo de obter maior participação e cooperação, e menos competição.


Os desbravadores também nos ensinam na hora em que estão desenvolvendo as especialidades, como Artes Manuais. A imaginação e a criatividade deles voam bem mais alto que a nossa. Mas é em ocasiões comuns, sem nada especial pela frente, que um impulso ou gesto deixa transparecer a beleza que têm dentro de si.


Certo clube tinha determinado que cada mês sempre haveria um passeio, uma excursão, noite especial ou caminhada. Certa ocasião, fizeram uma caminhada simples, em local um pouco afastado da cidade. Passavam por um trecho de uma estrada de ferro abandonada (e você que já foi juvenil sabe que uma das tentações nessas situações é tentar equilibrar-se sobre os trilhos e andar o maior tempo possível sem cair). E lá iam, um por um. Subiam nos trilhos... Se equilibravam... Desequilibravam... Caíam. Voltavam a subir. Dois desbravadores observaram a cena e concluíram que poderiam andar mais tempo sem cair. Você imagina o que eles fizeram? Simples. Um se colocou do lado esquerdo e o outro, do lado direito. Estenderam o braço um para o outro e fizeram o trajeto sem cair.


Salomão não falava de andar nos trilhos do trem, mas de esforço conjunto. “É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se” (Ec 4:9, 10).


Num pequeno livro de Michael Jordan, intitulado Nunca Deixe de Tentar (Editora Sextante), ele diz: “Prefiro contar com cinco jogadores menos talentosos, porém mais dispostos a fazer as coisas juntos, do que com cinco que se consideram astros e não se mostram dispostos a se sacrificar em prol do conjunto” (p. 56).


Nosso trabalho de nos tornarmos completos não é possível sem a ajuda dos outros. Em João 17, Jesus diz: “Que eles sejam um, assim como Nós somos um” (v. 22).


Se o objetivo é melhorar o desempenho, o melhor é a cooperação, e não a competição.


________________________________________________________________________

10 de fevereiro Quinta


O VALOR DO TEMPO


Usem o tempo da melhor maneira possível a despeito de todas as dificuldades destes dias. Efésios 5:16, Phillips

A queixa de todos é de que o tempo está passando muito rapidamente. Do começo ao fim do dia, excesso de compromissos e agenda cheia nos levam a crer que o ponteiro de minutos está correndo mais depressa do que há dez anos.


Michel Quoist, em seu poema “Tenho Tempo, Senhor”, diz: “Saí, Senhor. / Lá fora os homens saíram, iam, vinham, andavam, corriam; / As bicicletas corriam, os automóveis corriam, os caminhões corriam; / A rua corria, todo mundo corria. / Corriam, todos, para não perder tempo: / Corriam ao encalço do tempo, para recuperar tempo, para ganhar tempo.”


O Novo Testamento usa duas palavras gregas diferentes para designar a palavra “tempo”. Uma delas é chronos, e tem que ver com tempo governado pelo relógio: levantar, trabalhar, descansar. É o tempo linear, sequencial. Todos os segundos são importantes. Kairos, por outro lado, é medido pelos eventos ou momentos especiais. Quando alguém pergunta: “Você aproveitou bem o tempo?” Você não sabe quanto tempo foi, mas sabe que foi proveitoso para você. Esse é o tempo kairos.


Chronos é a agenda do dia, o cronograma de trabalho. Kairos é o ritmo de plantar, colher, da energia e da fadiga à medida que nos aproximamos da maturidade. É o tempo de qualidade que tem de ser aproveitado e vivenciado. A diferença entre chronos e kairos pode ser ilustrada enquanto estou escrevendo este devocional. Chronos me diz que tenho de entregar os textos em uma data determinada e que devo disciplinar meu tempo. Kairos me diz que não devo me esquecer da caminhada com minha esposa.


A. W. Tozer escreveu: “O tempo é um recurso não reciclável e intransferível. Não podemos guardá-lo ou diminuir sua marcha, retê-lo, dividi-lo ou desistir dele. Não podemos armazená-lo nem economizá-lo para um dia de chuva. Quando ele se perde é irrecuperável. Quando você mata o tempo, lembre-se de que não há ressurreição.”


Precisamos desenvolver novas atitudes e novos princípios na utilização do nosso tempo. Não é perguntar: “Estou fazendo a coisa certa?”, mas sim: “Estou fazendo as coisas da maneira certa?” Que atividades podem ser alteradas ou eliminadas a fim de se ganhar mais tempo para estar com Deus? Que coisas estão me levando a desperdiçar o tempo? TV, internet, indecisão, desorganização, divagação da mente?


O conselho de Paulo é: “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade” (Ef 5:15, 16).


________________________________________________________________________

11 de fevereiro Sexta


A LEI E O DÉCIMO MANDAMENTO


De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro. 1 Timóteo 6:6

Veja a seção de anúncios dos jornais ou procure descobrir quantas páginas sua revista semanal dedica para propaganda. Abra um site e vão pipocar comerciais com ofertas de tudo o que você imagina.


Os publicitários investem milhões de reais para convencer as pessoas de que a vida delas será incompleta se não tiverem uma casa amplamente mobiliada e um carro último modelo.


A mensagem que escutamos hoje em vozes sedutoras é: compre mais, tenha mais. O carro do início do ano já está antiquado. Compre outro. A mansão de ontem é casa hoje, e barraco amanhã. Compre outra.


Não usamos muito a palavra “cobiçar”. Mas duas palavras que chegam bem perto em significado e atitudes são as palavras “ciúme” e “inveja”. Ciúme é o sentimento que tenho quando alguma coisa que me pertence passa para o controle de outra pessoa. A maior parte dos ciúmes surge quando você perde um amigo, o namorado ou namorada para outra pessoa.


A inveja, por outro lado, é o sentimento de tristeza que tenho quando alguém possui algo que eu gostaria de ter. Você tem o emprego que eu gostaria de ter; tomou meu lugar no time; ou comprou o carro do ano antes de mim.


Cobiça, então, é o desejo desordenado de possuir aquilo que pertence a outra pessoa e que eu acho que vai me fazer feliz. Deposito a atenção e o coração em coisas. Enquanto os outros mandamentos lidam com ações e comportamentos, dizendo “não roube”, “seja leal”, o décimo lida com atitudes: “não cobice”, não concentre sua atenção naquilo que não é seu.


A cobiça também aparece quando nos sentimos insatisfeitos com a maneira como Deus derrama Suas bênçãos; quando nos recusamos a ser gratos pelo que Ele nos deu.


Está errado desejar coisas ou habilidades? Não, mas se torna errado quando nossos desejos por outras coisas nos levam a ficar insatisfeitos com o que temos; a deixar de amar as outras pessoas.


“Não ame os caminhos do mundo. Não ame os bens deste mundo. O amor ao mundo expulsa o amor ao Pai. Praticamente tudo o que existe no mundo – seguir seu próprio caminho, desejar tudo para si e querer parecer importante, não tem nada que ver com o Pai. [...] O mundo e todos os seus desejos mais cedo ou mais tarde sairão de moda, mas o que faz o que Deus quer permanece pela eternidade” (1Jo 2:15-17, The Message).


________________________________________________________________________

12 de fevereiro Sábado


FIRMES NA ESPERANÇA


Aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. Tito 2:13

Destruição, angústia, trevas, relâmpagos, trovões, terremotos, tsunamis. Você aguardaria com feliz expectativa um tempo assim? Falamos da volta de Jesus como a grande esperança, e assim deve ser.


No início de meu ministério, eu achava prioritário estudar semanalmente a Bíblia com aqueles que visitavam a igreja. Chegamos com um casal ao estudo sobre a volta de Jesus. Quis passar para eles mais do que eles podiam absorver. Disse que a natureza ia entrar em convulsão, o céu ia se rasgar como um pergaminho, haveria terremotos, etc. Naquele momento, percebi que o homem começou a tremer na cadeira. Procurei acalmá-lo, dizendo que estávamos nos preparando para aquele dia e não precisávamos temer. Dali em diante, fui mais cuidadoso ao apresentar o assunto tanto àqueles com quem estudava a Bíblia, quanto na igreja.


Um item frequentemente repetido quando se fala da volta de Jesus é a grande manifestação de poder que será presenciada naquele dia. Pedro mesmo diz que “naquele dia os céus serão desfeitos pelo fogo, e os elementos se derreterão pelo calor”. Será que vai haver shows pirotécnicos como as cascatas de fogos de artifício na passagem de ano? Que energia é essa que vai ser liberada e desfazer os elementos? Será que Deus vai fazer detonar ao mesmo tempo todos os arsenais do planeta; todas as usinas atômicas do mundo?


O apóstolo nos leva para além dessa ideia. Ele diz: “Todavia, de acordo com a Sua promessa, esperamos novos céus e nova Terra, onde habita a justiça” (2Pe 3:13).


Em 9 de março de 1979, nove satélites espalhados em vários pontos do sistema planetário registraram simultaneamente um evento singular. Na verdade, foi a maior explosão de energia já verificada. O astrofísico Doyle Evans disse que a energia liberada foi 100 bilhões de vezes maior que a emissão de energia do Sol. Se tal explosão de raios gama houvesse ocorrido na Via Láctea, teria incendiado toda a nossa atmosfera.


Temos que nos apresentar naquele dia como os remidos, que dirão: “Este é o nosso Deus; nós confiamos nEle, e Ele nos salvou. Este é o Senhor, nós confiamos nEle; exultemos e alegremo-nos, pois Ele nos salvou” (Is 25:9).


Na graça, não há medo nem temor, apenas boas-vindas. “Venham, benditos de Meu Pai! Recebam como herança o reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo” (Mt 25:34).

________________________________________________________________________

13 de fevereiro Domingo


DEUS É FIEL


Todavia, como Deus é fiel, nossa mensagem a vocês não é “sim” e “não”, [...] nEle sempre houve “sim”. 2 Coríntios 1:18, 19

Entre as várias características mais marcantes desta geração, uma é mencionada repetidamente pelos sociólogos: a de se tratar de uma geração que não se compromete. Há uma fuga de lealdade e compromisso. Homens e mulheres se encontram por uma noite e nada mais. Outros chegam a viver juntos e até dividir as despesas, mas sem compromisso. Esposos e esposas trocam parceiros. Patrões se desfazem de empregados. Atletas e jogadores mudam de time. Para não falar em fidelidade dentro da classe política, onde se diz que “a coisa mais permanente é a mudança”.


A fidelidade é importante em qualquer relacionamento. Uma pesquisa feita entre namorados e noivos indica que é a qualidade indispensável no relacionamento.


No momento em que noivo e noiva estão no altar, a aliança é símbolo de uma promessa permanente. Ao surgirem problemas, em lugar de pensar em sair do relacionamento, devem dizer: “Por que não lutamos para que o relacionamento que era bom volte a ser bom novamente? Podemos acreditar que um erro ou fracasso no começo não significa que tudo vai continuar dando errado.”


A fidelidade de Deus num mundo de incertezas, com muitas placas indicativas e nenhuma direção, é um dos Seus atributos que enche de tranquilidade o coração de Seus filhos. Quando aqueles com quem você contava de verdade “caíram fora” no momento em que mais precisava de apoio e companhia; quando no meio da noite você acorda e se sente muito só, a figura de um Deus fiel é reconfortante e alentadora.


Deus é fiel em Suas promessas: “Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mt 28:20). Deus é fiel em Sua esfera da graça: “Minha graça é suficiente para você” (2Co 12:9).


“Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel” (Hb 10:23). “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre” (Hb 13:8). “As Suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a Sua fidelidade!” (Lm 3:22, 23). Como na canção “Ele é Fiel”:


“Em momentos de dor e através das lágrimas / Há um Deus que é fiel a mim. / Quando a força se vai e canção já não há, / Seu amor é fiel a mim. / Suas promessas está a cumprir, / O que era impossível meu Deus fez por mim...” (Letra e música de Carol Cymbala, versão Ereli Prates).

Um comentário:

  1. a PALAVRA DE *DEUS*, é sempre a melhor leitura p espiro p alma p vida....continuando do face: há pessouas q sempre querem ver vc, p saber se vc esta bem,p te encontrar leve e feliz ou até mesmo deconfiado ou sossegado, independente da cia q pintar relaxe e aproveite o dia ñ deixe nada atrapalhar vc...felicidades q DEUS te abençoe sempre...raquel

    ResponderExcluir