ponteiro

Free W Black Chancery MySpace Cursors at www.totallyfreecursors.com

segunda-feira, 23 de abril de 2012

LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA - 28/04/2012

LIÇÃO 04 - EVANGELISMO E TESTEMUNHO COMO ESTILO DE VIDA



VERSO PARA MEMORIZAR: “Em Jope havia uma discípula chamada Tabita, que em grego é Dorcas, que se dedicava a praticar boas obras e dar esmolas” (At 9:36, NVI).


Pensamento-chave: Quer reconheçamos ou não, os cristãos pregam o evangelho pelo exemplo de sua vida.


Muitas vezes ouvimos dizer que o cristianismo não é apenas aceitar um conjunto de crenças, mas é também um modo de viver, um estilo de vida. Afinal, em última análise, as crenças afetam as escolhas e o modo de vida.

Também é verdade que os que se dizem cristãos são rigorosamente observados por outras pessoas, que procuram descobrir se a vida deles corresponde às crenças que professam. Ainda que não planejemos, os que nos observam aprendem conosco. Assim, a pergunta importante não é: “Será que estamos influenciando as pessoas e transmitindo algo a elas?”, mas: “Como estamos influenciando as pessoas, e o que estamos transmitindo a elas?”.

Embora devamos sempre lembrar da importância de nossa influência involuntária sobre os que nos cercam, devemos também ter o propósito de ajudar as pessoas a fazer uma conexão entre fé e estilo de vida. Nesta semana, estudaremos como o estilo de vida do cristão pode demonstrar a relevância da fé na vida cotidiana.



MEDITAÇÃO DIÁRIA de 23 à 30 de Abril de 2012

Segunda - 23
Terça - 24
Quarta - 25
Quinta - 26
Sexta - 27
Sábado - 28
Domingo - 29
Segunda - 30

______________________________________________________________________

23 de abril - Segunda


PAI ABRAÃO



Abrão creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça. Gênesis 15:6



Em Abraão, o pai da fé, podemos ver nosso reflexo. A fé manifestada por Abraão não era uma característica sólida e inalterável desde o princípio, mas uma experiência progressiva de confiança em Deus.

Por um lado, Abraão não foi um bom exemplo de fé. Ao levar a família para o Egito para fugir da fome que assolava Canaã, Abraão arquitetou um plano que, em seu conceito, protegeria sua esposa, Sara, e a ele. Sara era uma mulher muito bonita e Abraão ficou com medo de que os egípcios o matassem para ficar com ela. “Diga que é minha irmã”, instruiu Abraão (Gn 12:13).

Deus já o havia conduzido por um longo trajeto desde Ur dos Caldeus até Harã, a noroeste da Mesopotâmia e abaixo de Canaã. Ele havia saído de sua terra natal pela fé, em obediência ao chamado de Deus, sem saber para onde estava sendo levado. Depositou sua confiança em Jeová.

Mas no Egito sua fé vacilou. Será que Aquele que o havia protegido por tantos quilômetros e tantos anos em várias situações diferentes não poderia – não iria – protegê-lo desta vez? Claro que sim. Mas Abraão tirou os olhos do Senhor e permitiu que as circunstâncias do momento – a terra estrangeira, o povo aparentemente ignorante da existência de Deus – abalassem sua confiança.

Foi um plano imediatista e tolo que ele arquitetou. Na verdade, parece notavelmente egoísta. Abraão estava mais preocupado com a própria pele.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA - 21/04/2012

LIÇÃO 03 - DONS ESPIRITUAIS PARA EVANGELIZAR E TESTEMUNHAR



VERSO PARA MEMORIZAR: “E Ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado” (Ef 4:11, 12).

Pensamento-chave: Os dons espirituais são atributos especiais concedidos a cada membro da igreja e devem ser usados para a glória de Deus e a salvação das pessoas.

Temos enfatizado corretamente o dom espiritual de profecia, mas nem sempre temos salientado a importância de outros dons espirituais para o ministério. No entanto, é importante dar essa ênfase. Trata-se de uma clara doutrina bíblica. Assim, precisamos levar a sério esses dons, a fim de que os membros da igreja se sintam confortáveis com o recebimento e exercício desses dons.

É lamentável que muitos membros da igreja não aproveitem os dons que receberam. Há muitas razões para essa deficiência. Às vezes, a culpa é dos próprios membros. Às vezes, talvez, um pouco mais poderia ser feito para incentivá-los a descobrir seus dons e dedicá-los ao ministério e ao esforço para alcançar as pessoas, sob a direção do Espírito Santo. Que desperdício ter um dom e nunca usá-lo para o propósito a ele designado!

MEDITAÇÃO DIÁRIA de 16 à 22 de Abril de 2012

Segunda - 16
Terça - 17
Quarta - 18
Quinta - 19
Sexta - 20
Sábado - 21
Domingo - 22



______________________________________________________________________

16 de abril - Segunda


A PORTA DO CÉU


Teve medo e disse: “Temível é este lugar! Não é outro, se não a casa de Deus; esta é a porta dos Céus.” Gênesis 28:17



Aqui está Jacó, tão esperto, apanhado pela própria armadilha. Ele está fugindo do irmão mais velho, Esaú, por ter obtido a bênção da primogenitura ao enganar o próprio pai. Esaú está irado e mal pode esperar chegar o dia em que poderá se vingar do irmão. Mas ainda não, não enquanto o pai já idoso, Isaque, estiver vivo.

Jacó foge. Ele vai para o norte a caminho de Harã, lugar em que o tio Labão mora. O plano de Jacó não parece mais tão perfeito. A noite vem e ele está totalmente solitário. Sem jantar em família esta noite. Sem cama confortável para encostar o corpo cansado. Ele terá que se virar de alguma forma. De repente, sua vida se tornou uma questão de sobrevivência selvagem.

Jacó procura um lugar para descansar e passar a noite. Nada de cobertor, lençol ou travesseiro nesta noite. Ele pega uma pedra para reclinar a cabeça.

Você já tentou dormir num travesseiro de pedra? Eu já e posso afirmar que não é divertido. Se você estiver muito cansado, acabará caindo no sono, mas não por muito tempo. E, ao acordar, parecerá que quebrou o pescoço.

Ali está Jacó, deitado sozinho ao relento, com a cabeça reclinada sobre uma pedra. Nunca tinha se sentido tão longe de casa, tão longe do Deus de Isaque e de Abraão.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA - 14/04/2012

LIÇÃO 02 - O MINISTÉRIO DE CADA CRISTÃO



VERSO PARA MEMORIZAR: “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas dAquele que os chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz” (1Pe 2:9, NVI).


Pensamento-chave: Muitas vezes, evangelismo e testemunho são vistos apenas como o trabalho do pastor. Essa atitude está equivocada.


De acordo com Pedro, o povo de Deus é escolhido, chamado para ser “um sacerdócio real”. Visto que os sacerdotes recebiam um ministério, concluímos que, se somos chamados para o “sacerdócio”, também temos um ministério. No entanto, devemos entender que não somos chamados apenas para realizar um ministério. Acima de tudo, Deus está nos chamando para um relacionamento com Ele, e é por causa desse relacionamento que somos levados a compartilhar as grandes coisas que Deus fez, e está fazendo, por nós. Essa é a essência do testemunho pessoal.

Cada um de nós, portanto, tem um ministério pessoal a realizar, e isso envolve anunciar as grandezas dAquele que nos chamou “das trevas para a Sua maravilhosa luz”.

Nesta semana, examinaremos o conceito de que “todo cristão tem um ministério” e veremos como a experiência de cada pessoa contribui para o ministério geral da igreja. Perceberemos que cada cristão tem um papel a desempenhar na obra de alcançar pessoas e no evangelismo.

MEDITAÇÃO DIÁRIA de 09 à 15 de Abril de 2012

Segunda - 09
Terça - 10
Quarta - 11
Quinta - 12
Sexta - 13
Sábado - 14
Domingo - 15



______________________________________________________________________

9 de abril - Segunda


A RECUPERAÇÃO DO PRESIDENTE


Não insistam em se vigarem, pois isso não compete a vocês. “Minha é a vingança”, diz Deus. “Eu cuidarei disso.” Romanos 12:19, The Message


Todos nós conhecemos a história de como Richard Nixon deixou a presidência dos Estados Unidos, mas quem conhece a história da recuperação de sua imagem?

Aconteceu na época do Natal de 1977. O senador norte-americano Hubert H. Humphrey havia retornado para sua casa em Minneapolis, Minnesota. Sua notável vida política estava quase chegando ao fim. Enfraquecido pelo câncer, Humphrey estava à beira da morte. Na rua atrás de sua casa, um grupo de repórteres já montava guarda para ser os primeiros a relatar sua morte.

Humphrey, o lutador de Minnesota, começou a ligar para os velhos amigos e conhecidos ao redor da nação e do mundo. Aparentemente estava ligando para desejar boas-festas, mas todo mundo sabia que na verdade estava se despedindo.

Ao ligar para o antigo adversário, Richard Nixon, na véspera do Natal, soube que Nixon estava doente, depressivo e solitário. Algo perturbou profundamente Humphrey durante a conversa com Nixon. Na manhã seguinte, ele decidiu ligar novamente para o ex-presidente, o homem que em 1968 havia sido o motivo de sua pior derrota. Ao ligar, Humphrey disse a Nixon que tinha um presente de despedida para ele.

Declarou que sabia que lhe restavam apenas alguns dias de vida e que já tinha feito os acertos para os eventos que seguiriam à sua própria morte: o velório no Capitólio em Washington, o funeral e o enterro em Minnesota. Humphrey convidou Nixon para participar da cerimônia que concluiria o velório em Washington. Disse-lhe que gostaria muito que ele estivesse presente e que ocupasse o lugar de honra digno de um ex-presidente.

terça-feira, 3 de abril de 2012

MEDITAÇÃO DIÁRIA de 02 à 08 de Abril de 2012

Segunda - 02
Terça - 03
Quarta - 04
Quinta - 05
Sexta - 06
Sábado - 07
Domingo - 08


______________________________________________________________________

2 de abril - Segunda


EM BUSCA DA PERFEIÇÃO


Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês. Mateus 5:48


Essas palavras de Jesus têm desafiado e esmagado, motivado e envergonhado muitas pessoas sinceras desde que foram proferidas. Elas ainda servem para os dias de hoje e devemos levá-las a sério.



Algumas pessoas consideram essas palavras como a exigência de uma vida absolutamente isenta de pecado. Com isso em mente, encontram em si mesmas algo que desponta e as faz pensar: “Serei essa pessoa! Farei tudo o que for necessário para me desvencilhar das imperfeições de minha vida para que possa ser encontrado sem pecado diante de Deus!”



Tais pessoas sinceras caem num profundo poço, o poço da ilusão. Passam a se concentrar em si mesmas e a se introverter, ao passo que Jesus nos convida sempre a nos extroverter a fim de abençoarmos o próximo. Ao persistirem nesse caminho, inevitavelmente acabam se orgulhando de sua suposta justiça ou abandonando completamente a religião.



O que Jesus quis dizer com essas palavras desafiadoras? Como sempre ocorre na Bíblia, o contexto em que essas palavras se encontram esclarece seu significado. Para isso, precisamos voltar para o verso 43, verso em que Jesus citou o Antigo Testamento: “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. Mas Eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos Céus. Porque Ele faz raiar o Seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos” (Mt 5:43-45).